Jardim de Procureur

No século XIX a mãe do meu bisavô veio morar no interior de Minas Gerais. Leocadie Procureur, Vovó Leocádia como era conhecida, largou a facilidades de Bruxelas, pegou muita estrada de terra no interior do Brasil e chegou a Itabirito, que mal existia. Seu marido brasileiro fundou a Usina Esperança que tinha uma produção importante e quase única no Brasil daquela época: ferro-gusa. O irmão mais novo da Vovó Leocádia, Charles Procureur ficou na Bélgica e teve um filho, Jean, amante de flores, fotógrafo amador, engenheiro fascinado por um produto tão novo na Europa do século XX como o gusa no Brasil do XIX, o plástico.

Na década de 1930 Charles morreu. A situação na Europa não era das melhores e Jean iniciou correspondência com sua tia Leocadie, decidindo mudar para o Brasil com mulher e dois filhos, um menino e uma menina. Vovó Leocádia chegou a oferecer pouso em Itabirito, mas Jean preferiu ir em direção ao pólo industrial brasileiro da época, São Paulo, com seus conhecimentos em plástico e formação de engenheiro.

Jean se estabeleceu na zona oeste da cidade, próximo ao Parque da Água Branca e só finalmente em 1955 consquistou cidadania brasileira. Nesse meio tempo construiu uma pequena manufatura de brinquedos de plástico e se divertiu com a fotografia no seu tempo vago, chegando a fazer alguns trabalhos.

Sua técnica e sua composição eram apuradas. Suas paixões foram sempre os cisnes e as orquídeas, mas seus assuntos giravam em torno de tudo que havia a sua volta. Seu arquivo (que conheci agora em Belo Horizonte) guarda uma enormidade de experimentos fotográficos, estéticos e eróticos. Sua câmara apontava com desejo em várias direções: a cidade que crescia a sua volta, as mocas bonitas do Brasil, os filhos brincando no parque.

Para Jean, com suas próprias fotos, eu fiz um jardim.

Jean Procureur

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s