Foto-Montagem e Arte

Da série Livros Obscuros da Fotografia Brasileira – Essa é a capa do livro de Francisco Azsmann, onde figura a fotografia entitulada “Hipnose”. O livro é composto de uma série de memoriais descritivos das produções fotográficas do autor, muito interessante no que diz respeito à fotografia, técnicas de laboratório, estrepulias no ampliador.

No entanto, às vezes é difícil entender de onve vem a intenção de certos comentários, coisa que não se espera de um livro fotográfico. Por exemplo, no trecho sobre a fotografia entitulada “Três Vícios”, o autor escreve o seguinte: “Certa vez. u`a moça cheia de bôa vontade, quiz colaborar com a arte e ofereceu-se para posar, como modêlo.” (sic) E mais adiante o autor continua: “Por uma questão de cortezia não pudemos dizer que não iríamos fotografar. Era bonitinha, porém, quando se despiu, verificamos que, para um nú artístico, não serviria, por deficiência física. Escondemos, de seu corpo, tudo aquilo que era possível…” (sic).

Já a explicação de como o rebaixador num pincel semi-seco foi usado para encurtar as pernas da moça é boa, apesar de tudo. Sobre uma chapa de vidro, Azsmann coloca os dois negativos em registro (como devem estar na montagem final) ambos com a emulsão para cima. Sendo o negativo a ser rebaixado o que fica exposto. Assim, ele vê onde há conflito nas imagens e com o pincel remove densidade do negativo a ser rebaixado nas áreas que escolhe.

Azsmann usa a fotomontagem essencialmente para recriar imagens feitas com uma grande angular imaginária ou com profundidade de foco infinita, mas o livro também ensina a transformar dia em noite em uma foto p&b e lembra que não está com pressa, não corre e não cai.

Foto-montagem e Arte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s