Revelador para alto contraste

Da página 140 do livro The Darkroom Cookbook de Stephen Anchell eu tirei a fórmula do revelador de papel fotográfico Agfa 108. Fazendo a conversão para volume a fórmula fica mais ou menos assim: uma colher e meia de chá de Metol, 5 colheres de chá de Sulfito de Sódio, 2 colheres de chá de Hidroquinona, 2 colheres e meia de sopa de Carbonato de Sódio e 20ml de solução a 10% de Brometo de Potássio para 1 litro de água. Não é necessário diluir para usar, fica forte e rápido.

É uma fórmula de alto contraste para filmes e eu a tenho usado com muita frequência nesses últimos anos, até porque a maioria dos papéis que eu uso estão ligeiramente velados. O brometo ajuda a manter esse véu baixo e nem sempre eu tenho que rebaixar a cópia depois de fixada.

—-

Durante anos eu acreditei que esse revelador era para papéis e usava ele sem problemas, aparentemente tive muita sorte, até um certo dia. Tive muita dificuldade com alguns papéis e realizei um teste há uns dois anos atrás, foi quando eu constatei o Agfa 108 e o Dektol causavam véu de base similares e comecei a pesquisar melhor. Acabei descobrindo a literatura original da Agfa e ele era listado como revelador de filme de alto contraste.

Desde então venho usando Kodak D-64b e GAF-110 com melhores resultados com os papéis realmente velados.

Editado em Junho de 2015.

Uma ideia sobre “Revelador para alto contraste

  1. Maira

    Olá Guilherme, tudo bem? Lembra de mim? Vou ajudar, Maira… amiga da Mariana, do Senac! Quanto tempo, hein? Vi por esses dias um comentário seu em meu antigo blog maz-m.blogspot… e resolvi ver o que você andava aprontando. Muita coisa, como sempre produzindo. Gostei de tudo o que vi aqui (apesar de quase nada entender!) Espero que você esteja bem, e seu filho tb, deve estar um moço já… Enfim… um beijo e parabéns pelo sucesso de sempre :}

    Resposta

Deixe um comentário

