Será que é a placa de vídeo

Tem um tutorial bem legal na internet sobre como usar álcool ou vela para consertar um problema comum na placa de vídeo dos iBooks de 2002. Eu já tinha passado por lá antes, por curiosidade, mas hoje voltei por necessidade, assim pensava eu.

No domingo a tela do meu laptop mostrou sinais muito esquisitos e depois não acendeu mais. O tal problema, pensei eu. Consegui limpar o HD com o Firewire Target Disk Mode e me preparei para tocar fogo no computador.

Usando um outro tutorial comecei simplesmente abrindo a máquina para fuçar e ver se pondo pressão sobre o chip de vídeo, eu conseguia alguma imagem, comprovando o mal contato. De cara cai um parafuso de dentro do laptop. Estranho.

Não é que depois de 8 anos de vida, boa parte dos parafusos do micro haviam ficado frouxos. Um deles se soltou e deve ter dado um curto na placa-mãe. Foi apertar todos eles de novo, achar o lar do fujão e pronto. De volta a vida, quem sabe mais 8 anos.

Deixe um comentário

