Screen DT-S1045AI • o início da reforma

No fim de Julho passado recolhi um 1045 que pertencia ao Ricardo, o antigo proprietário do Cezanne também. Foi um processo em etapas e a última foi um carreto com quatro pessoas para erguer os 160Kg desse aparelho para dentro de um furgão.

Para aliviar o peso eu já havia retirado várias peças do scanner com uma certa antecedência. E também havia checado o estado das rodinhas sobre as quais ele estava apoiado pelos últimos 20 anos.

screen dt-s1045ai

Chegando ao estúdio, com um chão lisinho, foi muito fácil manobrar o scanner. Dei início a uma faxina pesada para tirar o excesso de poeira e algum mofo.

screen dt-s1045ai

O Powermac 9500, as portas, cabos diversos, cilindros, unidade de montagem de cilindros, vários parafusos e outros dois Macs G4 fizeram a viagem separadamente. O Powermac 9500 era original do scanner (ele vinha dentro do scanner para fazê-lo funcionar), tinha um tanto de ferrugem na parte externa, liguei na tomada e ele me devolveu um puf de fumaça e faíscas. Desmontei, salvei placa de vídeo e HDs e mandei para a reciclagem.

1045_cabeça

Comecei a desvendar o scanner, investigar suas partes internas, fazer uma limpeza mais fina e precisa. Descobri mofo nas lentes que focam o feixe de luz, mofo na lente da ocular de foco, etc.

Então fiz minha primeira tentativa de ligá-lo, tudo correu bem. Usei um dos Macs G4 para fazer uma nova instalação. Consegui ajuda num grupo dedicado a esse modelo de scanner na internet. A instalação foi bem e o computador conectou-se ao scanner sem problemas.

Tentei executar um primeiro escaneamento e encontrei o Err.01. O scanner estava incapaz de calibrar o branco. Li e reli diversas mensagens a respeito, pode ser tudo de lâmpada velha à fonte do scanner incapaz de gerar 15 volts. Fiz uma limpeza profunda na caixa inferior e aguardo lâmpadas no correio.

screen dt-s1045ai

Em breve saberemos o que aconteceu com esse aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s