Câmeras pelo Sistema Solar

A sonda espacial Rosetta que orbita o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko já enviou para a Terra lindas imagens desse pedaço de pedra que vaga pelo sistema solar. Tenho a impressão de já ter falado disso aqui antes, mas numa pesquisa nada encontrei, sei lá.

Fiquei fascinado com as imagens produzidas por controle remoto do cometa que está a aproximadamente 462 milhões de quilômetros da Terra agora. A conta do Twitter da sonda publica imagem automaticamente, é possível fazer o download delas em alta resolução, pensei até em emoldurar uma ou outra aqui para casa.

O sistema de imagem Osiris é o equipamento a bordo da Rosetta que contem duas câmeras para criar essas imagens. Uma câmera tem um campo de visão estreito (tele-objetiva) e a outra um campo mais aberto (grande angular). O site da agência espacial européia tem várias imagens disponíveis também em um blog da missão. Vale muito a pena fuçar!

Rosetta soltou Philae que aterrisou no cometa, as imagens não foram tão bem sucedidas como se esperava. Em setembro de 2016 o plano é de fazer Rosetta cair no cometa também.

Agora a missão Juno se aproxima de Júpiter, é uma missão da Nasa/JPL e no próximo mês deve começar a oferecer imagens inéditas do planeta. A missão também tem conta no Twitter, há um post num blog explicando em detalhes que tipo de imagens a missão pretende produzir, vale a pena fuçar também e aguardar essas imagens.

Enquanto Juno não chega a Júpiter, vale checar as imagens da missão Dawn que passou por Vesta e agora orbita Ceres, tem também as imagens impressionantes de Plutão pela New Horizons e olha só essa descrição de como é lento o processo de transmissão das imagens para a Terra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s