Traquitana do Claudio • Modificações I

A grande descoberta fuçando na Nikon FE é que quando o obturador abre em Bulb (B) o circuito de sincronismo do flash se fecha por toda a exposição. Acho que isso pode ser aproveitado como circuito de controle do motor ao invés dos cabos disparadores duplos, vou testar um cabo PC deve servir. Para quem não sabe o que significa esse PC, segue o link da wikipedia.

Adicionei um perfil L à base para servir de suporte quando no tripé e para acomodar as baterias. Usei parafusos 4mm cabeça hex reaproveitados do scanner 1045. Agora a câmera para de pé sobre a mesa e ainda tem um quickrelease plate padrão preso na base que permite que ela fique presa a uma cabeça fluída.

O visor da Yashica Electro poderá ajudar em fotografias com mais movimento, já que o visor da câmera fica escuro durante a exposição.

Para manter pressionado o botão que destrava os sprockets e permite rebobinar o filme fiz um clip de alumínio que fica preso por um parafuso com manopla resgatado de uma cabeça de ampliador Durst.

Fazia um tempo que eu queria comprar uma furadeira/parafusadeira, acho que agora é o momento, penso em escolher um modelo 9.6V e assim poderei aproveitar a bateria dela na câmera de vez em quando. Será que é fácil fazer a adaptação?

2 ideias sobre “Traquitana do Claudio • Modificações I

  1. Claudio Machado

    Acho que voce não pode colocar o motor direto no circuito de sincronismo sem usar um relê ou um transistor pois corre o risco de queimar o circuito. Boas idéias. A bateria de uma parafusadeira geralmente são soldadas. As baterias da minha já troquei uma vez e usei células de maior amperagem para uma vida mais longa. Porem são soldadas, e entre si são soldadas a ponto.
    Tá ficando muito bom mas eu não arriscaria o circuito da câmera. O cabo duplo me parece mais seguro. O visor é perfeito para se ter noção do enquadramento em movimento.
    Que bom ver estas transformações em andamento.
    Forte abraço.
    Claudio

    Resposta

Deixe um comentário